Remodelação de Laboratórios
de Minas e Georrecursos

165.647,01 €

Financiamento Elegível aprovado

66.258,80 €

Fundo aprovado

Laboratórios de Minas e Georrecursos

O IST, enquanto escola de ciência e tecnologia de excelência, aposta fortemente na actividade experimental, que é absolutamente diferenciadora da qualidade da investigação nos domínios das engenharias e das ciências aplicadas. A actividade de investigação experimental de excelência requer infra-estruturas de apoio devidamente apetrechadas, particularmente a existência de laboratórios com as devidas condições técnico-espaciais e equipamentos que permitam a realização de experiências no contexto de projectos avançados de investigação, desenvolvimento e inovação (ID&I).

Os Laboratórios de Minas e Georrecursos, campo em que o IST é pioneiro e em que mantém uma posição de liderança no contexto nacional, são únicos no país, albergando um conjunto muito importante de actividades experimentais no contexto das diferentes engenharias, em particular as associadas às áreas da Engenharia de Minas, Engenharia de Petróleos e Engenharia do Ambiente.

A presente operação consiste na beneficiação dos Laboratórios de Minas e Georrecursos que são infra-estruturas fundamentais para a prossecução da missão e dos objectivos do IST, naturalmente em linha com os desígnios da região e do país, visando a exploração tecnicamente eficaz e ambientalmente sustentada dos seus recursos naturais, fortalecendo a economia local, a criação de emprego e o desenvolvimento em geral.

O Pavilhão de Minas do IST faz parte do conjunto original de edifícios, construídos nos anos 30 do Século XX sob direcção do Engenheiro Duarte Pacheco e projectados pelo Arquitecto Porfírio Pardal Monteiro. A zona de intervenção consiste num conjunto de espaços que eram, até à data, ocupados por laboratórios, sala de aulas e gabinetes de apoio.

As infra-estruturas existentes (instalações eléctricas, abastecimento de águas e esgotos) eram em grande parte as originais resultantes da construção do edifício, apresentando-se em avançado estado de degradação e sem capacidade de resposta às actuais exigências.

Através da presente intervenção, actualmente em curso, pretendeu-se alcançar os seguintes objectivos principais:

  • Ampliar e remodelar a área destinada a fins laboratoriais; os futuros laboratórios darão apoio ao ensino e à investigação
  • Remodelar profundamente as infra-estruturas existentes, dotando os novos espaços de condições adequadas ao funcionamento dos laboratórios