Requalificação das Instalações do Departamento
de Engenharia Mecânica do IST

242.908,55 €

Elegível aprovado

97.163,42 €

Fundo aprovado

A presente Operação é constituída por uma componente única que consiste na “Empreitada de remodelação do piso 0 de Mecânica II do Instituto Superior Técnico”. Esta Operação consistiu na correcção da situação de degradação das instalações referidas no que se refere a uma zona particular de um dos edifícios ocupados pelo DEM – o piso 0 do Pavilhão de Mecânica II – de forma a conferir-lhe a devida funcionalidade, adequação e habitabilidade. Desta forma, ficou garantida a adequação destes espaços à normal prossecução das actividades científica e de ensino superior aí desenvolvidas que, nas condições anteriores, estavam fortemente prejudicadas.

A intervenção consistiu na remodelação de parte do piso 0 do Pavilhão de Mecânica II de modo a reestruturar por completo um antigo espaço, antes dedicado a gabinetes de docentes. Nesse local, foi criada uma zona com piso intermédio destinada a novos gabinetes, que se localiza junto dos envidraçados do edifício, duas zonas, contíguas a essa, destinadas a bolseiros de investigação e um Laboratório, conservando-se ainda as instalações já existentes do projecto MIT – Massachusetts Institute of Technology, que consistem em Sala de Aulas e Sala de Trabalho. O amplo hall de entrada permite equacionar diferentes tipos de utilização, como seja a exposição de trabalhos de investigação.

Os principais trabalhos realizados no contexto da presente intervenção podem-se descrever de forma sucinta da seguinte forma.

A compartimentação do espaço é efectuada à custa de divisórias, tendo sido consideradas as de gesso cartonado, tipo Pladur ou equivalente, na separação dos gabinetes, e de alumínio e vidro/melamina do tipo Divilux Sistema Unica Reta ou equivalente na restante intervenção. As divisórias paralelas aos vãos exteriores são eminentemente envidraçadas, procurando-se assim tirar o maior partido da pouca luz solar disponível.

O acabamento do pavimento será em material autoalisante do tipo epoxídico com excepção dos gabinetes do Piso intermédio e escadas respectivas em que será do tipo vinílico.

No que se refere à Sala de Aulas MIT e à Sala de Trabalho MIT, as quais se pretende preservar, serão substituídas as divisórias que as limitam e confinam com o corredor, por outras, de alumínio e vidro, de modo a garantir-se a uniformidade da solução.

Refira-se ainda que se procurou tirar partido do elevado pé-direito disponível, eliminando os tectos falsos anteriormente existentes na maior parte da área de intervenção.

No contexto da presente intervenção procedeu-se ainda a reformulação das redes eléctrica e de dados e instalação de novos sistemas de climatização do tipo VRV, tendo em atenção os parâmetros relativos à eficiência energética.