Implementação de Medidas de Eficiência
Energética no Campus Alameda

648.327,70 €

Financiamento Elegível aprovado

259.331,08 €

Fundo aprovado

Engenharia, Arquitetura, Ciência e Tecnologia

O IST de hoje em dia é reconhecido, nacional e internacionalmente, como uma Grande Escola de Engenharia, Arquitetura, Ciência e Tecnologia. Integra atualmente os mais prestigiados Laboratórios e Institutos de ID&I e transferência de tecnologia existentes em Portugal, cujo impacto internacional é bem patente em diversos domínios da investigação científica. A oferta formativa atual cobre um vasto leque de cursos de 1º ciclo, e também de formação pós-graduada em cursos de Mestrado e programas de Doutoramento. O IST está envolvido ativamente em várias redes e programas internacionais que visam a mobilidade dos seus estudantes, nomeadamente através de programas de graduação e pós-graduação, oferecendo mais de 20 programas conjuntos de Mestrado (Duplo Diploma) com várias escolas internacionais, e participa em programas de Doutoramento conjuntos com algumas das mais prestigiadas escolas de engenharia a nível mundial: MIT (Massachusetts Institute of Technology), CMU (Carnegie Mellon University), UT-Austin (The University of Texas at Austin) e EPFL (École Polytechnique Fédérale de Lausanne). O IST participa ainda em várias redes de excelência e conhecimento internacionais, tais como o CLUSTER, CAESER, KIC InnoEnergy, entre outras.

Com instalações físicas em três campi - Alameda (Lisboa), Taguspark (Oeiras) e Campus Tecnológico e Nuclear (Loures) – o Instituto Superior Técnico tem como missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um ensino superior de qualidade nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Ciência e Tecnologia, nas vertentes de graduação, pós-graduação e formação ao longo da vida, e desenvolvendo atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I), essenciais para o progresso do conhecimento e para ministrar um ensino ao nível dos mais elevados padrões internacionais.

O campus do IST em Lisboa — Alameda — situa-se numa zona central da capital, proporcionando um acesso privilegiado aos principais pontos de interesse científico, cultural e de lazer da cidade. O sistema de transportes públicos permite uma fácil mobilidade para todas as zonas da cidade. O conjunto de infra-estruturas do campus contribuem para a qualidade do ensino, concorrendo os diferentes espaços para facilitar o desenvolvimento de atividades extracurriculares, criando um verdadeiro ambiente universitário que estimula as capacidades de estudantes, docentes e funcionários.

A vivência no IST não se limita assim, apenas às atividades letivas, fomentando também as atividades de investigação e desenvolvimento e um conjunto de atividades complementares, tais como, a promoção de conferências, seminários ou colóquios de caráter científico, promovendo a multidisciplinaridade, bem como a promoção de atividades de caráter cultural, com projecção a nível nacional e internacional.

O IST pretende promover a sustentabilidade dos seus campi apostando na eficiência dos recursos que o suportam, a qual decorre das tendências convergentes baseadas em princípios ecológicos para a redução dos impactes ambientais. Assim, e de acordo com os princípios da construção sustentável e eficiência energética, pretende-se promover a minimização do consumo de recursos e a maximização da sua reutilização, recorrendo a uma utilização de recursos renováveis, à promoção da proteção do ambiente, à criação de um ambiente saudável e à procura da qualidade.

No contexto da presente candidatura/operação enquadram-se cinco intervenções/componentes levadas a cabo no Campus da Alameda do Instituto Superior Técnico, entre os anos 2008 e 2014, visando o aumento da eficiência energética e da sustentabilidade do património edificado do campus do IST na Alameda, a saber:

  • Empreitada de alteração do sistema de gestão técnica centralizada do edifício da Torre Norte do IST
  • Empreitada de reparação das fachadas e substituição da caixilharia dos Pavilhões de Química e de Minas do IST
  • Aquisição de películas para a reabilitação energética do edifício Torre Sul do IST
  • Aquisição de películas para a reabilitação energética do edifício Torre Norte do IST
  • Empreitada de substituição dos estores exteriores do Pavilhão de Civil do IST

Apresenta-se em seguida a descrição resumida de cada uma das intervenções e principais objectivos.

Empreitada de alteração da gestão técnica centralizada da Torre Norte do IST

O sistema de climatização da Torre Norte apresenta uma dimensão e complexidade assinaláveis.

Por este motivo, e com vista à melhoria do controlo dos vários componentes da instalação e consequente obtenção de importantes benefícios no que diz respeito à eficiência energética do sistema e conforto dos utentes, identificou-se a necessidade de efectuar uma beneficiação profunda de todo o sistema de controlo centralizado.

Com vista à obtenção das melhorias atrás referidas, decidiu-se então proceder à substituição do actual sistema de gestão técnica centralizada (GTC), o qual serve o seguinte conjunto de equipamentos principais:

  • dois chillers arrefecidos a água, sendo um dos chillers de recuperação
  • duas caldeiras a gás natural
  • seis unidades de tratamento de ar (UTA's)
  • nove unidades de tratamento de ar novo (UTAN's)

No contexto da presente empreitada procedeu-se à instalação de todo um conjunto de equipamentos de controlo que permitem não só a programação do funcionamento do sistema, mas também a leitura em "tempo-real" do estado de funcionamento do mesmo e consequente atuação sempre que necessário.

Empreitada de reparação das fachadas e substituição da caixilharia dos Pavilhões de Química e de Minas do IST:

Os principais objectivos que se pretenderam alcançar com estas intervenções foram os seguintes:

  • Beneficiação da eficiência energética do edifício através da substituição de caixilharias existentes (em ferro, com vidro simples, e em avançado estado de deterioração, com aumento das perdas térmicas), por caixilharias em alumínio com vidro duplo;
  • Melhoria do conforto térmico e acústico dos espaços interiores dos edifícios, obtida com a aplicação de nova caixilharia dotada de vidros duplos;
  • Resolução de problemas generalizados de infiltrações, os quais motivavam perdas térmicas, problemas de conforto e a degradação contínua e progressiva do edifício;
  • Aumento da durabilidade dos caixilhos e uniformidade estética do edifício;
  • Reabilitação geral de parte das fachadas do edifício, as quais apresentavam sinais de degradação evidentes, causando infiltrações e disfuncionalidades com impacto nas condições de habitabilidade e perda de capacidade de isolamento térmico

Aquisição de películas para a reabilitação energética dos edifícios das Torres Sul e Torre Norte do IST

(apesar de se tratar de intervenções distintas, faseadas no tempo, a descrição e os objectivos a atingir são comuns)

A presente intervenção assenta num estudo de viabilidade efectuado no contexto do projecto IST - Campus Sustentável, cuja síntese se encontra anexa à presente candidatura.

Os resultados preliminares do estudo de viabilidade efectuado apontam para uma redução das necessidades de arrefecimento, devida à instalação das películas, na ordem dos 30%, estimando-se, com base nos perfis de consumo para a Torre Sul, um período de retorno (simples) para o investimento de cerca de três anos.

Pretendeu-se então aplicar pelo exterior uma camada de película solar para redução dos ganhos de calor por radiação solar incidente em edifícios, em toda a área da envolvente translúcida do corpo principal da torre, nas três fachadas orientadas aos quadrantes nascente, sul e poente.

No total são duzentos e oitenta e oito (288=12x8pisosx3fachadas) vãos fixos completos, quarenta e oito (48=2x8pisosx3fachadas) vãos de canto em cada esquina da torre, e cento e quarenta e quatro (6x8pisosx3fachadas) vãos de abrir, os quais ficam cobertos com uma camada de película solar numa área bruta total de 1180m2 (mil e cento e oitenta metros quadrados).

Empreitada de substituição dos estores exteriores do Pavilhão de Civil do IST

O objectivo da intervenção é o da melhoria das condições de habitabilidade e conforto térmico para os utilizadores do edifício, tratando-se de um edifício com uma área envidraçada bastante significativa, e consequentes ganhos térmicos expressivos.

O sistema pré-existente de sombreamento dos vãos exteriores encontrava-se fortemente degradado, já não cumprindo a sua função, pelo que se pretendeu desta forma proceder à sua substituição. Uma parte muito significativa dos estores existentes encontrava-se absolutamente disfuncional, ficando permanentemente abertos ou permanentemente fechados, inviabilizando a sua gestão racional com vista à eficiência energética e provocando um aumento significativo nos custos de exploração e no consumo de energia dos sistemas de AVAC, para além de causar forte desconforto nos utilizadores. O novo sistema instalado apresenta algumas mais-valias através das quais se garante uma maior durabilidade da solução e uma utilização mais versátil com melhorias para a eficiência energética do edifício e para a sua sustentabilidade.

A empreitada envolve a substituição integral do sistema de sombreamento dos vãos verticais exteriores. Os novos estores são do tipo veneziano com lamelas de 80mm de largura, com accionamento por motor eléctrico através de interruptores salientes instalados nas paredes. As lamelas serão de orientação flexível e altura variável, permitindo assim uma melhor relação entre luminosidade interior e a entrada de calor.

O sistema permite a instalação de uma gestão técnica centralizada que garante uma utilização mais eficiente do sistema de sombreamento, a optimização da poupança energética e da funcionalidade e o aumento da durabilidade.